As cores podem influenciar diferentes climas e estimular as mais variadas sensações nas pessoas e no ambiente
Você pensou nisso ao idealizar seu negócio?
Já faz algum tempo que desejo trazer para o Lounge Empreendedor algumas informações sobre a psicologia das cores como fator de influência no marketing e no dia-a-dia das empresas. Sempre que vejo empresas trocando cores das paredes ou convidando artistas como o Paulo Seccomandi para ilustrar suas paredes (sou apaixonada pelo trabalho dele), me pergunto: "o que será que as levou a tomar a decisão da mudança?"
Afinal, o assunto não é tão simples e precisa de bastante fundamentação para que você não seja surpreendido com informações erradas sobre o significado das cores e sobre a forma que uma determinada cor pode trazer (ou não) benefícios à sua empresa.
Segundo os chineses, as cores ampliam ou restringem o Chi, energia vital, do ser humano. Elas afetam o nosso equilíbrio energético e, portanto, torna-se essencial que estejamos conscientes da importância da sua escolha. A combinação certa pode causar efeitos como excitação, urgência, contentamento, calma, melancolia ou segurança, e ainda destacar algum elemento em relação a outro.
Tenho certeza que ninguém duvida do quanto é bom fazer parte de um ambiente que nos fornece alegria de trabalhar e de colaborar. Muitas vezes, mal entramos em um escritório e sentimos sensações que não podemos explicar. Isso tem relação direta com as cores (das paredes, móveis, decoração). Cada detalhe é um poderoso artifício e influencia diretamente produtores e consumidores. Estudos apontam que:
- 84,7% dos consumidores acreditam que as cores de um produto são muito mais importantes do que outros fatores;
- 93% das pessoas avaliam as cores de um produto na hora de comprar;
- Mais da metade dos consumidores desistem de comprar um produto porque ele não tem sua cor favorita
Ou seja, não dá pra deixar de lado um fator tão importante na hora de escolher os detalhes que farão parte do seu negócio, desde o produto, embalagem até as cores das paredes.
- Designers podem aplicar o conceito da roda de cores para criar paletas bem diversificadas para seus projetos.
- Professores podem fazer o bom uso das cores em suas lições para melhorar o aprendizado de seus alunos.
- O pessoal do marketing pode explorar as cores para transparecer os principais valores de um determinado produto.
- Empresas podem utilizar o significado das cores para se comunicar melhor com seus clientes.
- E todos nós podemos entender melhor a psicologia das cores no nosso dia-a-dia.
Comentários
Postar um comentário