As marcas mais poderosas do mundo em 2015, Lego é número 1
As marcas mais poderosas do mundo em 2015
A Lego destronou a Ferrari e se tornou a marca mais poderosa do mundo em 2015, de acordo com pesquisa da consultoria Brand Finance.
O título cobiçado coroa um ano de conquistas para a fabricante de brinquedos dinamarquesa. Em 2014, a marca lançou seu primeiro longa-metragem, o filme "Uma Aventura Lego", um sucesso comercial e de crítica que ajudou a impulsionar a empresa para o topo da lista.
Segundo a Brand Finance, em um mundo "saturado de tecnologia", os pais buscam cada vez mais a criatividade "back-to-basics", que permite às crianças construir seus próprios mundos, tijolo por tijolo, como eles próprios faziam no passado. “O filme estimula essa nostalgia entre os novos pais e seus filhos e captura perfeitamente este apelo entre gerações", diz a consultoria.
Já a fabricante de carros esportivos de luxo Ferrari não teve o mesmo desempenho. De acordo com o estudo da Brand Finance, a escuderia continua a ser uma marca muito forte, mas o brilho de ouro da década de 1990 está começando a se desgastar. Ao longo de um ano, a marca despencou do primeiro para o décimo lugar no ranking.
A consultoria associa a queda ao fato da Ferrari não faturar um título mundial há muito tempo e, também, à má campanha de 2014 - a escuderia não venceu sequer uma corrida. Outro fator que pode explicar a perda de poder seria à diminuição do senso de exclusividade associado à marca.
O CEO Sergio Marchionne, que assumiu o comando da Ferrari há menos de um ano, busca aumentar a produção da marca para elevar a receita, em movimento contrário ao de seu antecessor, Luca di Montezemolo, que havia limitado a produção anual da Ferrari a sete mil unidades para preservar o caráter de exclusividade.
Para avaliar o poder das marcas, a Brand Finance levou em conta fatores como lealdade do consumidor, familiaridade (reconhecimento de um anúncio, por exemplo), satisfação pessoal e a reputação corporativa global. O resultado é um índice de força, que varia de zero a 100.
Veja as 7 marcas mais poderosas do mundo em 2015:
Lego
Índice de força da marca (/100) | 93.4 |
---|---|
Segmento | Brinquedos |
País | Dinamarca |
Valor da marca em 2015 | US$ 3,890 bilhões |
Rating | AAA+ |
PwC
Índice de força da marca (/100) | 91.8 |
---|---|
Segmento | Serviços Profissionais |
País | Estados Unidos |
Valor da marca em 2015 | US$ 17,330 bilhões |
Rating | AAA+ |
Red Bull
Índice de força da marca (/100) | 91.1 |
---|---|
Segmento | Bebidas |
País | Áustria |
Valor da marca em 2015 | US$ 7,389 bilhões |
Rating | AAA+ |
Unilever
Índice de força da marca (/100) | 90.1 |
---|---|
Segmento | Alimentos |
País | Reino Unido |
Valor da marca em 2015 | US$ 4,844 bilhões |
Rating | AAA+ |
McKinsey & Company
Índice de força da marca (/100) | 90.1 |
---|---|
Segmento | Serviços Profissionais |
País | Estados Unidos |
Valor da marca em 2015 | US$ 4,127 bilhões |
Rating | AAA+ |
Burberry
Índice de força da marca (/100) | 89.7 |
---|---|
Segmento | Vestuário |
País | Reino Unido |
Valor da marca em 2015 | US$ 4,612 bilhões |
Rating | AAA+ |
Rolex
Índice de força da marca (/100) | 89.7 |
---|---|
Segmento | Acessórios |
País | Suíça |
Valor da marca em 2015 | US$ 5,493 |
Rating | AAA+ |
Comentários
Postar um comentário