As marcas mais poderosas do mundo em 2015, Lego é número 1

As marcas mais poderosas do mundo em 2015

Lego destronou a Ferrari e se tornou a  marca mais poderosa do mundo em 2015, de acordo com pesquisa da consultoria Brand Finance.

O título cobiçado coroa um ano de conquistas para a fabricante de brinquedos dinamarquesa. Em 2014, a marca lançou seu primeiro longa-metragem, o filme "Uma Aventura Lego", um sucesso comercial e de crítica que ajudou a impulsionar a empresa para o topo da lista.
Segundo a Brand Finance, em um mundo "saturado de tecnologia", os pais buscam cada vez mais a criatividade "back-to-basics", que permite às crianças construir seus próprios mundos, tijolo por tijolo, como eles próprios faziam no passado. “O filme estimula essa nostalgia entre os novos pais e seus filhos e captura perfeitamente este apelo entre gerações", diz a consultoria.
Já a fabricante de carros esportivos de luxo Ferrari não teve o mesmo desempenho. De acordo com o estudo da Brand Finance, a escuderia continua a ser uma marca muito forte, mas o brilho de ouro da década de 1990 está começando a se desgastar. Ao longo de um ano, a marca despencou do primeiro para o décimo lugar no ranking.
A consultoria associa a queda ao fato da Ferrari não faturar um título mundial há muito tempo e, também, à má campanha de 2014 - a escuderia não venceu sequer uma corrida. Outro fator que pode explicar a perda de poder seria à diminuição do senso de exclusividade associado à marca.
O CEO Sergio Marchionne, que assumiu o comando da Ferrari há menos de um ano, busca aumentar a produção da marca para elevar a receita, em movimento contrário ao de seu antecessor, Luca di Montezemolo, que havia limitado a produção anual da Ferrari a sete mil unidades para preservar o caráter de exclusividade.
Para avaliar o poder das marcas, a Brand Finance levou em conta fatores como lealdade do consumidor, familiaridade (reconhecimento de um anúncio, por exemplo), satisfação pessoal e a reputação corporativa global. O resultado é um índice de força, que varia de zero a 100.
Veja as 7 marcas mais poderosas do mundo em 2015:


Lego


Índice de força da marca (/100)93.4
SegmentoBrinquedos
PaísDinamarca
Valor da marca em 2015US$ 3,890 bilhões
RatingAAA+




PwC

Índice de força da marca (/100)91.8
SegmentoServiços Profissionais
PaísEstados Unidos
Valor da marca em 2015US$ 17,330 bilhões
RatingAAA+



Red Bull


Índice de força da marca (/100)91.1
SegmentoBebidas
PaísÁustria
Valor da marca em 2015US$ 7,389 bilhões
RatingAAA+

Unilever


Índice de força da marca (/100)90.1
SegmentoAlimentos
PaísReino Unido
Valor da marca em 2015US$ 4,844 bilhões
RatingAAA+

McKinsey & Company


Índice de força da marca (/100)90.1
SegmentoServiços Profissionais
PaísEstados Unidos
Valor da marca em 2015US$ 4,127 bilhões
RatingAAA+

Burberry


Índice de força da marca (/100)89.7
SegmentoVestuário
PaísReino Unido
Valor da marca em 2015US$ 4,612 bilhões
RatingAAA+


Rolex


Índice de força da marca (/100)89.7
SegmentoAcessórios
PaísSuíça
Valor da marca em 2015US$ 5,493
RatingAAA+

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja 10 dicas de empreendedorismo do dono da maior franquia do país

Del Valle explica estratégia por trás de suco 100% natural

O que House of Cards ensina sobre o poder nas empresas?