6 dicas de marketing de conteúdo para pequenas empresas

Marketing de conteúdo é uma técnica de marketing que se baseia na criação e distribuição de conteúdo valioso para atrair, engajar e converter o público alvo da sua empresa. O objetivo de uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente é criar um canal de relacionamento e ganhar a confiança do visitante do seu site, com o foco de transformá-lo em cliente.
 Algumas dicas para pequenas e médias empresas que estão iniciando suas estratégias de marketing de conteúdo, para começar a gerar resultados rápidos e a baixo custo.



1. Tenha um objetivo claro.

Ter um objetivo em mente é muito importante.
Demonstrar aos seus potenciais clientes que você entende as suas necessidades
Ajudar seus potenciais clientes a avaliarem se a sua empresa oferece uma solução que resolve seus problemas e atende às suas necessidades
Fidelizar e educar clientes e potenciais clientes
Criar defensores da sua marca, leitores e pessoas que se interessam pelo tópico, que mesmo não sendo potenciais clientes gostam de interagir e ampliar o alcance do seu conteúdo
Ajudar na implementação e uso da sua solução/produto
Aumentar as chances de compras repetidas.
Escolha seu principal objetivo e concentre-se nele. E lembre-se dele quando for seguir as dicas abaixo.

2. Crie um blog corporativo. E mantenha-o atualizado.

A primeira decisão que você deve tomar para começar no mundo do marketing de conteúdo é a criação de um blog. As pessoas adoram ter uma visão mais próxima do dia a dia da sua empresa, aprender um pouco do conhecimento que seu time tem, e ler sobre os segredos do seu mercado.
Criar um blog e mantê-lo sempre atualizado é uma ótima ferramenta para ajudar seus potenciais clientes a ficar por dentro do que acontece na sua empresa. Tenha a disciplina de postar constantemente e oferecer conteúdo de valor sem pedir nada em troca para seus usuários.

3. Promova seu blog nas redes sociais e para sua lista de contatos.

Agora que você já possui um blog, você faz a pergunta: onde encontrar seus primeiros leitores? Primeiramente, divulgue-o nas redes sociais. Promova-o na sua página corporativa do Facebook, no seu perfil de Twitter, Instagram e sempre compartilhe as últimas atualizações.

Se você já possui uma lista de e-mails com os contatos da sua empresa, ou uma ferramenta de CRM, uma ótima alternativa é convidar seus prospects e clientes para conhecer seu blog.  Se você possui uma newsletter, divulgue mensalmente ou quinzenalmente os melhores artigos do seu blog.

4. Ouça. Fale. Amplifique. Discuta. Desenvolva

Este é o quinteto de sucesso de uma estratégia de marketing de conteúdo. Primeiro, entenda as necessidades e curiosidades do seu leitor/potencial cliente. Pesquise seus interesses, seja através de pesquisas qualitativas, análise de palavras-chave ou até mesmo informalmente, para garantir que você vá na direção esperada.
Em seguida, prepare seu conteúdo baseado nos dados que você coletou e no que você aprendeu sobre seu leitor. Amplifique seu artigo através da promoção em redes sociais, para sua base de e-mails.
Por último, discuta e interaja sobre o seu conteúdo. Mantenha-o atualizado, incremente-o baseado no feedback do leitor, mergulhe de cabeça nos comentários e interaja sempre. Seguindo este processo você sempre estará produzindo conteúdo matador para seu site.

5. Saia do seu site

Sim, produzir conteúdo e manter seu site atualizado é muito importante, porém você deve sempre buscar atingir novas audiências e atrair cada vez mais membros para sua comunidade. Por isso publicar em outros sites/blogs é uma ótima dica.
*Guest posting é uma ferramenta fantástica para expor seu conteúdo em outros sites. Invista nessa ideia e chegue em leitores que você não teria acesso apenas estando restrito ao seu ambiente.
*O que é Guest Post?
Guest Post é um post escrito por um alguém que não é dono do site, ou seja, um autor convidado ou que se ofereça para escrever um artigo para o site.

6. Mensure e otimize

Acompanhe sempre suas métricas para saber como está a performance da sua estratégia de conteúdo. Assim você irá conseguir ajustar seu plano de ação de maneira eficiente para alcançar seus objetivos. O Google Analytics (ou outra ferramenta a sua escolha) será sempre seu melhor amigo.
Estas são algumas dicas básicas para sua empresa começar no mundo do marketing de conteúdo. Ao longo da sua jornada você vai aprender mais além de outras descobertas.

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