5 dicas para evitar o abandono de carrinho no seu e-commerce
O abandono de carrinho é um problema que atinge lojas virtuais de todos os segmentos. É comum e até natural que o cliente goste de um ou mais produtos, coloque-o no carrinho, e desista da compra nos passos finais, antes de finalizar o pagamento. Mas por que isso acontece?
Por que ele abandona?
São diversos os motivos alegados pelos próprios consumidores para a desistência da compra, e entre os principais estão:
- frete alto ou política de venda não tão clara
- preço alto
- impossibilidade de salvar o carrinho para voltar a ele em uma próxima oportunidade
- formulário de cadastro muito extenso
- demora entre a compra e o tempo da entrega
- poucas opções de pagamento (apenas uma opção de pagamento)
Todas as alternativas indicadas acima são reversíveis e podem indicar caminhos que diminuam a taxa de abandono no caixa virtual.
O que fazer para reverter o abandono de carrinho?
Algumas dicas podem ajudar a diminuir a rejeição na hora da finalização e mudar as estatísticas do seu e-commerce:
- Frete: faça as contas e pense se realmente o frete é justo. Uma maneira de constatar isso é comparando o frete do mesmo produto em outras lojas similares à sua. Se possível, ofereça frete grátis para compras acima de valores determinados. Vale a pena também verificar junto aos Correios se sua empresa pode optar pelo e-Sedex, que é um serviço exclusivo para e-commerce e que possui taxas reduzidas;
- Preço: repare se o preço do seu produto tem condições de competir com os valores praticados em outras lojas do ramo. Evite tentar lucrar mais em um produto e correr o risco de perder a venda;
- E-mail marketing: estudos indicam que é possível recuperar até 7% das vendas abandonadas com o envio de e-mail marketing nos primeiros 20 minutos após a desistência;
- Cadastro: evite complicar o processo de compra com cadastros cheios de detalhes. Peça apenas dados realmente relevantes e que não prolonguem por tempo demais o processo de compra;
- Recuperação de carrinho: ofereça ao seu cliente a possibilidade de recuperar facilmente o carrinho atual em uma ocasião futura. O comprador que desiste em determinado momento pode querer refazer a compra depois, e essa alternativa permite a finalização posterior da compra iniciada anteriormente.
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